Como reproduzir bettas

Ora bem vamos lá acabar com as dúvidas e incertezas sobre como criar Bettas.

È muito fácil e vou-vos explicar o que fazer desde a compra do casal na loja, a postura e a alimentação dos juvenis.

È fácil, na loja da especialidade comprem as espécies que sejam mais mexidos, mais vivos, comprem sempre os que forem maiores, um betta grande será um betta já adulto e naturalmente estará pronto para se reproduzir, isto serve também para as fêmeas.

Pronto já temos o casal agora temos de os acondicionar, para isso vamos separar o casal, o que eu costumo fazer é mete-los em aqua’s daqueles de plástico que se compram nas lojas que levam cerca de 2 litros de agua que têm uma tampa e tudo o que é preciso para impedir que os bettas saltem para fora.

Convêm terem os aqua’s aquecidos, coisa que não é fácil eu próprio não consigo aquecer os aqua’s de 2L por isso o que eu faço é mete-los em cima do caixilho de um outro aqua que eu tenho comunitário de 450L, tem é um problema é que de noite acaba a agua por arrefecer, visto as luzes estarem desligadas, mas não tem assim muito mal se for feito no verão, a temperatura baixa mas nada de grave para os peixes.

Eu tenho os peixes desta maneira:

Então vocês trazem o casalinho para casa e acomodam-no assim, este processo vai levar 2 semanas, a primeira vocês impedem a visão um do outro com uma folha ou qualquer coisa entre os aqua’s, depois na 2º semana tiram a folha e deixam que eles se vejam.

Agora em termos de comida, basicamente é tudo o que eles comerem na quantidade que comerem, vocês basicamente têm que lhes dar tudo o que tiverem em casa para peixes e que os bettas comam claro.

Eu o que lhes dou é tudo congelado, 3 vivas para a comida congelada, claro que se conseguirem arranjar comida viva então ai ainda melhor, mas o que eu faço é em porções pequeninas que eles comam rápido, dou-lhe larva vermelha, artémia e uma vez que tenho discos e tenho uma mistura de discos acabo por lhes dar também essa mistura que eles adoram. Então primeira semana a dar-lhes comida com fartura, não vale a pena estar a encher o aqua de comida que fique ali dum dia para o outro que só estraga a agua e é comida fora, por isso varias vezes mas varias vezes mesmo, é estar sempre a dar de comida, desde que eles comam é dar-lhes de comer, e variar.

Acaba a primeira semana tiram a folha que separa os aqua’s e deixam que eles se vejam, mas continuar sempre a fazer o mesmo, comida e mais comida sempre em pequenas proporções nada de estar a dar cabo da agua não quero dizer com isto que fiquem com medo de dar de comer ate porque a agua onde eles estão não vai servir depois para nada.

Há, mais uma coisa não precisam de ter aqua’s como eu falei, apenas os mencionei porque é o que eu tenho e são de facto mais práticos mas dois garrafões de 5 litros cortados com os bettas lá dentro também serve de aqua de acondicionamento.

Uma das coisas que vão reparar no meio disto tudo vai ser que a fêmea a principio não vai estar ao pé da parede do aqua do macho, e ás tantas até se assusta com os avanços deste, e anda ali feito F1 (o carro de corridas), mas há medida que o tempo passa vão ver que ela vai deixar de fugir e vai estar mais tempo ao pé do lado do aqua do macho, vai ficar com um pontinho branco entre as barbatanas anais, e que vai estar também de cabeça para baixo quando o macho se fizer a ela, tudo sinal de que está a ficar pronta e que está receptiva, ás tantas, dependendo da cor da fêmea pode-se notar com mais facilidade ou não, que lhe aparecem umas riscas verticais no corpo.

Aqui está uma foto do tal ponto branco:

É de salientar que uma fêmea adulta tem sempre ovos, mas para que a postura possa ter a maior quantidade possível de ovos, e é basicamente para isso que serve o acondicionamento, é que lhes andamos a alimentar desta maneira. Verão então que a fêmea está a ficar mais cheiinha, mesmo quando acordam e a vão ver sabendo que já comeu à umas horas, reparam que ela está de facto mais cheiinha. Isto é óptimo afinal o que se está a querer agora é que eles tenham o maior numero de crias possível. Não esquecer o macho que também terá de ser bem alimentado visto que alem do esforço que terá em construir o ninho de andar atrás da fêmea e tudo mais, ira ficar coisa de 3 a 4 dias sem comer que será a altura em que estará a cuidar das crias.

Bem vamos então tratar do aqua de cria, neste aqua não se deita comida aos adultos, eles apenas iram para lá para tratar dos ovos e mais nada, este é um aqua onde vocês iram alimentar as crias incrivelmente pequeninas e que vão precisar do aqua o mais limpinho possível pois ele já se ira sujar muito com a alimentação dos juvenis, e não esquecer que aqui nesta fase a comida e a agua é tudo.

Então estão a 1 dia de mudar o casal para o aqua de cria, há que prepara-lo. Isto também é fácil e não é nenhum bicho de 7 cabeças. Basicamente têm de arranjar um aqua maior o que eu uso é um de 8 litros, com cerca de 30cm de comprimento e 20 de largura, podíamos estar a fazer isto num aqua maior mas tendo em conta o tamanho dos juvenis a quantidade de comida que teríamos de colocar para que eles a encontrassem, num aqua maior ter de ser bastante mais e a qualidade da agua iria sofrer por isso.

Pronto já temos um aqua jeitoso, agora é encher o aqua com uns 9, 10 cm de agua de preferência do vosso outro aqua uma vez que já será agua envelhecida mas se não tiverem também não tem mal, metam agua da torneira é por isso que também está a ser preparado um dia antes. Agora terão de colocar uma quantidade jeitosa de plantas no aqua, das flutuantes é óptimo mas qualquer uma que não seja rija e que se amanhe bem sem estar fixa a areão poderá ser colocada, não abusem visto que o betta tem mais dificuldade em se mexer pelo meio das plantas que a fêmea o que acaba por ser bom para esta para se esconder mas nada de abusos.

Aqui está uma foto de como poderão fazer:

Não esquecer o aquecedor, e uma pedra difusora colocada de preferência debaixo da resistência. A temperatura devera estar entre os 27º e os 29º, qualquer um deste funciona desde que seja estável. Dai vocês ainda terem um dia para testar isto como a quantidade de agua é pouca o aquecedor vai aquecer a agua bem rápido, convêm ter um termómetro dentro do aqua mesmo na agua para ter a certeza da temperatura, terão de marcar muito menos no aquecer do que querem na realidade por a quantidade de agua ser mesmo muito pouca, têm tempo para ver disto por isso tratem do assunto, a temperatura desde que estabilize está óptimo, o ar podem ligar entretanto para se espalhar o calor mais depressa mas depois terão de ver a temperatura da agua com o ar desligado e ver se estabilizou ou não.

Maravilha já está quase não custou nada e isto já está quase no fim ninguém perdeu a cabeça e ás tantas já não saberão o que fazer com tanto bettinha heheh.

Bem chegou o dia de os mudar, não se esqueçam que terão de aquecer primeiro os aqua’s onde estão os bettas agora, toca de ligar as luzes do aqua maior onde estão os bettas para aquecer o dos bettas ou então coloquem-nos dentro do aqua maior para aquecerem na agua, cuidado com isto têm de estar sempre com um olho neles ou então tirar a tampa dos aqua’s de 2L, porque se estes se afundam e os bettas não tiverem como sair acabam por morrer afogados, heheh tem piada peixe morrer afogado mas como já devem saber os bettas são da família dos peixes labirinto, isto é uns saquinhos que têm na parte superior da cabeça que usam para respirar, os Bettas respiram mesmo ar dai estarem sempre a vir à superfície colher bolhinhas de ar.

Bem estando ambos os aqua’s à mesma temperatura, podem então passar o macho para o aqua de cria. A fêmea ira a seguir mas não a vamos colocar no aqua assim sem mais nem menos, até porque o macho depois de ter estado uma semana inteira a olhar para ela e a ser bem alimentado deve estar cheio de fumeca da fêmea e será concerteza agressivo, tudo bem não tem mal mas isto será apenas o choque inicial, ora bem com estes ataques todos o melhor a fazer será proteger a fêmea até porque não será coloca-la no aqua de cria e pimba siga fazer bettinhas a coisa ainda demora um bocadinho. Então a melhor maneira será colocar a fêmea num copo ou qualquer coisa que deixe o macho ver a fêmea mas que a proteja das investidas dele, a fêmea ira fugir um pouco ou talvez não, até porque já esteve uma semana inteira a velo, em que já se deixava estar à beira do aqua dele sem fugir. Eu uso uma chaminé daqueles candeeiros antigos a petróleo:

Isto é bom porque é fácil de colocar e de depois se retirar do aqua sem estar a fazer grandes espalhafatos.

Então temos a Fêmea dentro da chaminé o macho a investir nela, mas esta em segurança.

Bem digo-vos desde já que a partir de agora terão de ter paciência, lembrem-se das 2 semanas que já estão à espera, e lembrem-se dos 2 meses que viram de fazer comida e tratar de agua e de fazer mais comida, e fazer mais comida e ainda de fazer mais comida praticamente todos os dias por isso calma, quem já esperou até agora e sabe o que ainda o espera pode ter mais calma né verdade J

Bem então o macho anda por ali a investir, isto ainda demorará uns tempinhos por isso nada de pressas

Vão ver um filme ou coisa que o valha que têm tempo, depois e de preferência o macho já começou a fazer o ninho enquanto a fêmea está dentro da chaminé, se passado umas horas ele ainda não começou a fazer o ninho então a de o fazer mais tarde e vocês tiram então a chaminé fora do aqua.

O macho vai andar atrás da fêmea vai morder-lhe vai uma série de coisas mas não se esqueçam da espécie que estamos a falar é mesmo assim. Daí também ser bom a tal semaninha de conhecimento que eles têm no acondicionamento.

Bom agora e depois de uns tempos à bulha e de a fêmea andar a fugir, o macho deve começar ou se já estava a fazer vai continuar a fazer o ninho de bolhas, isto é uma tarefa que demora ainda umas horinhas por isso nada de pressas nem de desesperos, o casal destas fotos que vos estou a mostrar, foram colocados no aqua de cria ás 18:00 de 6ª feira e só começaram a por os ovos no Sábado ás 14:00 por isso é ter calma e nada de desesperos nem de pensar que afinal não vai dar e tirar a fêmea e cenas do género.

Enfim agora é mesmo esperar, ide dormir, ver um filme qualquer coisa que tanto pode ser logo mesmo ali naquele instante ou pode demorar ainda um bom bocado por isso calma e paciência.

Depois quando eles começarem no tal abraço é uma alegria velos e tudo o que lemos sobre o abraço e a fêmea libertar os ovos e o macho a fecundalos, é tudo verdade e estamos a ver com os próprios olhos é lindo. Nada de sustos com a fêmea, esta depois de o macho a largar do abraço, ela flutua para a superfície e fica como que atordoada mas é apenas por uns segundinhos e depois acorda para ir também procurar os ovos que caíram e se tiverem sorte coloca-los no ninho se não é mesmo para os comer, normalmente não encontra nenhum visto que o macho é rápido e apanha-os todos com a boca e cospe-os depois no ninho.

No fim a fêmea terá de ser retirada, o macho afasta-a do ninho e esta esconde-se nas plantas no canto oposto, qualquer coisa assim dá para ver que já não tem mais ovinhos. Os ovos são branquinhos, pequeninos, tipo 1mm nem tanto.

Depois de retirada a fêmea do aqua de cria então é coloca-la de volta no aqua de 2L de preferência já limpo e com água nova, e fazer o mesmo que foi feito nas semanas de acondicionamento, alimenta-la bem durante uma semana e está como nova ai puderam coloca-la no aqua comunitário onde estará mais feliz J

O Resultado final será um aqua de cria cheio de ovinhos no ninho e o macho a ver deles, se cai algum para o colocar de novo no ninho:

Os pontinhos vermelhos são ovos por isso agora é só verem a quantidade que lá está, eles ficam amontoados uns em cima dos outros e tornam a parte do ninho onde estão mais branca.

Agora meus amigos é esperar.

1 dia…….

2 dias……

Qui Sá mesmo 3 dias é normal nada de freaks.

Ok maravilha já temos os Bettinhas eclodidos weeeee J

São altamente pequeninos, são uma porrada de pontinhos com cauda, coisa de 2mm, o macho ainda os apanha quando caiem e coloca-os no ninho, eles iram ficar uns dois dias colados ao ninho e o nadar será o verticalmente de volta ao ninho, ás tantas já os juvenis nadam horizontalmente o que será uma boa altura para retirar o macho do aqua de cria, coloca-lo de novo no aqua de 2L e fazer o mesmo que se fez com a fêmea, nesta altura ligamos o ar na pedra difusora com um borbulhar muito leve.

Os Bettinhas agarrados ao ninho.

Bettinhas já a nadarem horizontalmente.

Temos agora uns juvenis que andam feitos doidos à procura de comida, como são incrivelmente pequenos, eles vão comer infusória que é uns bicharocos microscópicos que aparecem com as plantas dai o ter uma quantidade jeitosa de plantas verdadeiras ser bom a vários níveis. Temos também uma comida líquida que se vende nas lojas da especialidade, esta comida é boa porque é líquida e ajuda a criar a infusória. Eu uso esta marca (JBL Nobil Fluid), é uma comida líquida com a qual me tenho dado bem.

Durante as primeiras 2 semanas darão apenas a comida líquida algumas gotinhas, não se esqueçam que mesmo assim ainda é muita água por isso é preciso deitar uma quantidade ainda jeitosa de gotas, não abusar na quantidade e deitar varias vezes ao dia.

A água irá ficar um nojo, mesmo suja, visto de fora porque a comida líquida irá criar uma camada de porcaria que se irá agarrar no vidro. Mas se virem depois por cima a agua não está suja só mesmo as paredes. Eu não costumo tirar água nesta altura, as duas primeiras semanas não mexo na água, apenas dou a comida líquida.

Passadas as duas primeiras semanas então começo a mudar a agua um bocado todos os dias, de preferência aspirando a porcaria que a comida liquida ao longo de duas semanas tem vindo a formar. A água é para ir mudando sempre, para terem uma ideia na terceira semana mudam todos os dias e a partir dai podem passara mudar dia sim, dia não.

Depois da 2 semana começam a dar em conjunto com a comida liquida, a artémia viva recém eclodida, se virem que eles não a comem então não vale a pena estarem a deitar mais artémia e tentem sim no outro dia, têm de se amanhar com isto e organizar bem como vão fazer porque a artémia como devem calcular terá de ser em pequeninas quantidades por isso não vale a pena estar a fazer eclodir muita artémia que eles não vão comer tudo num dia e depois deixam de ter boca para a comer, não esquecer que a artémia tem todas as proteínas e tudo o mais dentro das primeiras horas de vida. O ideal seria mesmo 1 dia sua artémia recém eclodida, mas podemos fazer uma levada de artémia para cada 2 dias por isso se vocês fazem artémia hoje, amanhã e depois terão artémia, só tornarão a fazer depois de amanhã quando estiverem a dar a ultima artémia que tiverem, dão o que resta e fazem logo mais para os dois dias seguintes. Quando todos os juvenis já comerem artémia então podem parar de dar a comida líquida.

Passadas as duas primeiras semanas é altura de se sentirem bem pois o pior já passou, os que sobreviveram estarão agora com um tamanho bem mais apresentável continuam a dar a artémia, não esquecer as mudas de água.

A partir da 3ª semana já se pode começar a pensar em dar comida congelada, terão como devem calcular que triturar bem a comida, para isso o que podem fazer é agarrar num quadradinho de larva vermelha e mete-lo num copo com um bocadinho pouco mesmo de água, e depois meter lá a varinha magica e triturar bem tudo. Deixem depois acentar e tirem com uma palhinha ou assim o liquido que ficar por cima o que nos interessa é mesmo a larva feita em pedacinhos e nada de sumo de larva que só irá sujar a água. Agora é irem por tentativas com calma e sem abusos, coloquem um bocadinho mas bocadinho mesmo de larva vermelha no aqua e vejam se eles comem se comerem tudo bem se não terão de aspirar a larva para não estar ali a estragar a água, e claro tentar no dia seguinte e por ai fora. Eu como já tinha dito tenho discos e a mistura destes vim a descobrir que é muito boa para os pequeninos e que eles a comem muito bem, porque ésta comida vai-se desfazendo. Uma outra que encontrei que é mesmo muito bom é coração de boi, aquilo compra-se nas lojas da especialidade, não sei se é bem coração de boi mas é assim que se chama, tem um tom alaranjado e na água quando os peixes o mordem aquilo desfaz-se mesmo tudo quase em pó.

Quando finalmente eles começarem a aceitar a larva então ai está na altura de fazer o mesmo com o resto das comidas congeladas que têm, afinal isto de artémia todos os dias também cança J

A partir da 4 semana ou talvez mais cedo se virem que os juvenis estão a ficar grandinhos, podem por cada 2cm de agua que tirarem colocar mais 1cm e ir assim enchendo o aqua de cria.

E pronto quando os macho se começarem a diferenciar das fêmeas estará na altura de os separar visto que não tarda estarão à bulha uns com os outros, é preferível separa-los mais cedo do que ter machos com as barbatanas todas feitas num 8.

Para isto e agora vem uma parte até com um bocado de piada, vão ter de separar todos os machos que encontrarem, alguns não se notam se são machos ou não mas é como disse mais vale separa-los agora e vir a descobrir que afinal era uma fêmea do que ter barbatanas num 8, por vezes as fêmeas também têm de ser separadas.

Agora será a altura em que vocês terão copinhos e mais copinhos e recipientes e tudo e mais alguma coisa espalhados pela casa fora com betinhas lá dentro J

É muito importante a qualidade da água nesta altura pois vai determinar a saúde do peixe, tal como ter a agua minimamente quente, por isso nada de correntes de ar, ares condicionados direccionados para os peixes e tudo mais.

Agora parabéns e boa sorte em se verem livres de tanto peixe, não esquecer que se a coisa for bem feita e consoante o acondicionamento da fêmea e uma série de atenuantes, vocês puderam ter agora em casa uma coisa como umas centenas de peixinhos, 100, 200 e com algum azar até 300 betinhas.

Uma coisa que se pode fazer é comprar daqueles copos grandes de plástico de cerveja e colocar aí os bettinhas, digo eu.

Bem espero que tenha sido uma explicação fácil e que todos tenham sido bem sucedidos na criação dos vossos bettas.

Banner 448x60