Tubifex

Tubifex (Tubifex sp.)

TubifexTubifex vivos, congelados ou desidratados reforçam o programa de alimentação. Estimulam o crescimento do corpo e aumentam a fertilidade do peixe.

O Tubifex vivo é difícil de coletar na natureza ou de se achar nas lojas especializadas. Uma vez obtidos, são difíceis de manter vivos. Por essa razão, a maioria dos criadores preferem usá-los nas variedades congeladas ou desidratadas.

Na natureza eles vivem em condições muito sujas e são difíceis de limpar adequadamente, mesmo nas formas congeladas e desidratadas. Podem ser fontes de doenças parasitárias.

Cultivar seu Tubifex

Coleta:

TubifexÉ possível, se o lugar apropriado é localizado, coletar tubifex vivo seguindo-se algumas instruções bastante simples.

Em geral, esta operação requer dois dias para ter êxito. Depois de identificado o lugar onde há tubifex, é colocado nas proximidades um pedaço de polietileno ou plástico de bom tamanho (um metro, por exemplo). Sobre o plástico se colocam várias folhas de papel (jornais).

Com uma pá ou instrumento apropriado se retira várias porções de lodo onde se esconde o tubifex e se coloca sobre os jornais que formam "bolos" de 30/40 cm de comprimento e 20 cm de altura cada um.

Se nós temos certeza que esses “bolos” de lodo recebem sol forte, possivelmente o processo de coleta conclui possivelmente no mesmo dia, algumas horas depois. À medida que o calor e a evaporação avançam, as lombrigas pequenas vão se deslocando para o fundo [do bolo de lodo, chegando até as folhas de jornal] à procura do ar fresco e a umidade indispensável para a vida delas. Depois de 6/8 horas eles terão chegado às folhas de jornais e terão formado "bolas" de lombrigas que ficam emaranhadas, umas nas outras, para manter a umidade com seus próprios corpos. Eles ficarão deste modo durante o tempo inteiro que permanecerem dentro do "bolo" e morrerão desidratadas se não as retirarmos.

É o momento de revolver o lodo e separar as “bolas" de tubifex que foram formadas. Se as manuseamos envoltas em papel úmido, logo as limpamos enxaguando-as várias vezes em água corrente e procedemos deixa-las debaixo de um gotejamento de 48/72 horas para limpa-las [melhor] antes de fornecê-las aos peixes.

O lodo restante será colocado no lugar de qual foi tirado já que haverá uma grande quantidade de ovos de tubifex que nascerão e eles nos permitirão novas coletas no futuro.


Criação:

Não se pode criar tubifex se não dispusermos dos seguintes elementos:

  1. Água que circule permanentemente por meio de gotejamento rápido;
  2. Um tambor de pelo menos 60 litros, cortado longitudinalmente em duas metades (meia cana);
  3. Um lugar à sombra.

Criadeira de tubifex

A metade do tambor cortado é colocada sobre um cavalete ou qualquer outro elemento que o separe alguns centímetros do chão.

Pintamos com uma mão de tinta epoxi. É dividido longitudinalmente em três setores usando-se ladrilhos ou placas de fibrocimento da altura do tambor conforme indicado na figura. Os ladrilhos ou placas [de fibrocimento] não devem se apoiar no fundo do tanque, deixando aproximadamente uns 3 cm de espaçamento.

O setor do centro será usado de forma que a água circule enquanto ambas as laterais serão os espaços onde os tubifex serão cultivados. O ponto de escape das águas será alto alguns centímetros do fundo, de modo que a água sempre permaneça dentro do meio do tambor. Neste espaço [o central] serão colocados aproximadamente 8 cm. de terra de jardim que cobrirão todo este setor, e sobre ela os 2 cm de areia. Em ambas as laterais se colocarão 20 cm de terra de jardim.

Deste modo uma imitação de um canal é formada, com sua corrente de água central e suas margens. A corrente de água central manterá úmido todo o cultivo, já que como mencionamos antes, as placas de fibrocimento estão afastadas alguns centímetros do fundo, permitindo que a água aja por capilaridade.

Para iniciar o cultivo se colocam vários montes de tubifex nas laterais de terra e se procede fechar o ponto de escapamento de água de forma que o cultivo inteiro seja inundado durante uns poucos minutos.

É então destampado [para que o excesso de água flua] e [é, também,] esparramado na terra das laterais, uma camada de farinha de cereais (aveia, cevada, etc) ou preparado nutritivo para bebês (Neston, Farinha Láctea etc). Cobre-se ligeiramente com terra esta camada de cereais, deixando que a água entre por gotejamento permanente, formando uma corrente de água muito suave no centro.

Também é possível alimentar o cultivo com fatias muito finas de batata (de 2 ou 3 mm), além do cereal já comentado, que deverá ser reposto a cada 3 ou 4 dias.

Os tubifex se reproduzirão depressa embora você não possa perceber a não ser pelo movimento que produzem na superfície de terra quando eles formam seus tubos através dos quais expelem seus detritos para a superfície.

Para coletá-los devemos proceder conforme mostramos acima (no item Coleta de Tubifex).

Toda a lama que sobrar da coleta e da lavagem do tubifex deverá ser devolvida à cultura já que esta [lama] conterá uma infinidade de ovos destas pequenas lombrigas.

É importante manter a cultivo em lugar fresco e coberto com um tecido fino para evitar a entrada de moscas ou mosquitos.


Tubifex liofilizado:

Tubifex liofilizadosOcasionalmente é possível achar no comércio oferta de tubifex liofilizado. Este produto é apresentado em cubos pequenos de 7/8 mm de lado e com um aspecto de cortiça.

Embora nem todos os peixes aceitem (aqueles que só comem alimento vivo custam a aceitar ou nunca aceitam), em geral é bem aceito. Basta cortar cada cubo em vários pedaços e aderí-los ao vidro na parte interna do aquário por meio de uma pressão forte com os dedos. Os peixes irão desprendendo os tubifex à medida que eles são hidratados.

Em alguns países é fornecido congelado. Da mesma forma que no [caso] anterior, tem a vantagem de não transmitir enfermidades devido ao processo pelo qual são submetidos para a sua comercialização.
Banner 448x60