Vermes do Vinagre

Verme do Vinagre (Turbatrix aceti)

Verme de VinagreVerme nematódeo diminuto (1 a 2 mm), que se alimenta de bactérias existentes no vinagre em fermentação. Se mantém vivo em água doce (não conseguindo se reproduzir nestas condições), muito mais que os micro-vermes. Ideais para alevinos recém nascidos.

Sua cultura é simples e não demanda maiores cuidados. É recomendável após a colheita, lavá-los em água corrente muito bem, para não desequilibrar o pH do aquário. Principalmente em aquários com pouco volume d'água.

Cultivando seus Vermes do Vinagre

Turbatrix aceti ou Anguillula aceti: Vermes-do-vinagre, também conhecidos como enguias-do-vinagre, são nematóides aquáticos diminutos (1 a 2 mm).

Cultura fotografada com super macro

Eles aparecem naturalmente em barris de vinagre não pasteurizados, alimentando-se de bactérias existentes no processo de fermentação, e são excelentes para alimentar alevinos de quase todas espécies de peixes de aquário. Principalmente para alevinos minúsculos como de: Bettas splendens, Colisas, KilliFishs, etc.

Os vermes-do-vinagre são mais compridos que a artêmias recém-eclodidas (náuplios), mas têm um diâmetro menor - os peixes conseguem comê-los antes de conseguirem comer náuplios de artêmias. No aquário os vermes irão deslocar-se com qualquer corrente, mas se não existir corrente, irão subir à superficie (uma grande vantagem sobre os microvermes que se concentram no fundo, onde acabam morrendo em poucas horas).

Como todo verme branco, são constituídos de maior quantidade de lipídios (gordura), que tem função energética e para que nutricionalmente funcionem bem, devem ser associados a alimentos vivos mais protéicos como: daphnias, moinas, alonas; e depois que os alevinos crescerem mais, até com náuplios de artêmias salinas (estes mais ricos em proteína, mas pobre em lipídios).

Os lipídios fornecem energia ao corpo, enquanto que as proteínas fornecem aminoácidos importantes ao crescimento.

Também podem ser utilizados para estimular a eclosão de peixes como os Killifishs, quando colocados na água, junto aos ovos prestes a nascer. Ou mesmo em caixas com alevinos de bettas para estimular o instinto de caça, que não resistem à frenética movimentação deles.

A principal vantagem do verme-do-vinagre em relação a outros usuais micro-organismos oferecidos para alevinos atualmente (ex.: microvermes e náuplios de artêmias salinas), é a sua capacidade de se manter vivo fora do meio de cultura (vinagre de maça), por muito mais tempo, dentro do aquário. Isto se não for devorado de imediato. Apenas não se multiplica. Graças a isto, não suja/contamina a água, caso você erre a mão na quantidade oferecida, evitando as complicadas e necessárias sifonagens e TPAs, para limpeza de fundo e água, tão comuns e nada raras, quando se oferece microvermes e náuplios de artêmias salinas, em quantidade exagerada.

Para cultivar dispensam cuidados resistindo por muito tempo caso se esqueça da cultura, não precisando abrir para troca de ar nem repor alimentos com freqüência.


Para cultivar você vai precisar:

Kit básico para início de uma cultura

  1. 1 inóculo de cultura.

  2. 750 ml de vinagre de maça (normalmente uso da marca/fábrica Castelo).

  3. 1 maça vermelha mediana (fruta fresca).

  4. 250 ml de água descansada, isenta de cloro e metais pesados.

  5. 1 vidro transparente de boca larga de aproximadamente 1,3 litros, com tampa.

  6. 1 pedaço de meia-de-nylon feminina, para tampar a boca do vidro (evitar predadores).

  7. 1 pedaço de elástico de costura, para fixar esta meia na boca do vidro.

  8. 1 puçá de nylon 180 ou 200 fios.


Iniciando a cultura:

  1. Misture no vidro o vinagre de maça (750 ml) e a água (250 ml).

  2. Corte a maça vermelha mediana em fatias e coloque-as no meio de cultura que você acabou de preparar.

  3. Abra o saquinho plástico que contém o inóculo da cultura, dobre o plástico de forma a deixar uma gola suficiente para permitir que o saquinho fique boiando no meio de cultura.

  4. Coloque o saquinho do inóculo boiando no meio de cultura por 30 minutos. Tempo mais do que suficiente para equalizar a temperatura do inóculo, com a temperatura do meio de cultura.

    Equalizando temperatura e pH do inóculo com o meio de cultura

  5. Feita a equalização da temperatura dos líquidos, vamos iniciar a equalização do pH. A cada 30 minutos adicione um pouco do líquido do meio de cultura no saquinho plástico que contém o inóculo, até dobrar o seu volume.

  6. Feche a boca do vidro com o pedaço de meia-de-nylon feminina, com a ajuda de um pedaço de elástico de costura.

  7. Identifique a data de início da cultura, para seu controle e acompanhamento.

  8. Deixe a tampa do vidro repousando sobre a boca, sem rosqueá-lo.

  9. Coloque o vidro em local seco, recebendo pouca luz (indireta) ou nenhuma, e que fique numa faixa de temperatura entre 22 e 30 °C (faixa ideal).

Cultura recém iniciada.

O "pulo-do-gato" (segredo) está na equalização da temperatura e pH. Não tenha pressa, seja paciente e serás recompensado(a).

Em 15 (quinze) dias você terá uma colônia de vermes-do-vinagre exuberante. Coloque o vidro contra a luz e verás uma nuvem de vermes agitando-se no meio de cultura, notadamente mais próximos da superfície. Nem será preciso usar uma lupa para observá-los.

Caso se deixe a população crescer bastante, aos poucos os vermes começam a subir pelas bordas do recipiente (e as vezes também ocorrerão paramécios e rotíferos), acima do nível do meio liquido, em meio a uma colônia de leveduras que geralmente cresce em cima da cultura.

A colônia dura meses. Quando boa parte da maça se desmanchar, adicione outros pedaços em substituição. Se for preciso repor o meio de cultura, mantenha a proporção de 2/3 de vinagre de maça e 1/3 de água.


Como coletar e oferecer aos alevinos:

  1. Passe o puçá de nylon 180/200 fios no meio de cultura, próximo a superfície, onde existirão milhões de vermes esperando ansiosamente por serem coletados.

    Coletando vermes-de-vinagre no meio de cultura

  2. Deixe escorrer o líquido todo. Apenas os vermes maiores serão capturados pelo puçá de nylon 180/200 fios.

  3. Lave os vermes em água corrente, bem suavemente (com a chamada "água mole"), por aproximadamente 40 segundos.

    Lave os vermes-do-vinagre em água corrente

  4. Vire o puçá do avesso e chacoalhe-o em um pote com água limpa, descansada e isenta de cloro, para desprender os vermes nesta água.

    Em nosso caso, como usamos um puçá de aro fixo, viramos o mesmo, deixando seu fundo para cima (o elemento filtrante) e jogamos água limpa, descansada e isenta de cloro, de forma a derrubar os vermes no pote.

    Despeje os verme-de-vinagre num pote com água descansada e sem cloro

  5. Com a ajuda de uma seringa ou conta-gotas, sugue porções de água com vermes e pulverize em vários pontos do aquário de cria.

    Sugando os vermes-do-vinagre com seringa, para distribuição


Replicando sua cultura:

É conveniente e seguro replicar sua cultura em 2 ou 3 potes, no mínimo. Assim, se lago der errado, você terá outra(s) cultura(s) para se socorrer, sem que seus alevinos sejam prejudicados.

Outro motivo é se você tem um plantel grande e precisa fazer muitas coletas diárias. É preciso dar um tempo para a cultura se recompor, após as coletas.

Tendo várias culturas, opte por coletar alternativamente em potes diferentes, a cada coleta. Assim você garantirá que todas as culturas se mantenham abundantes, por muuuuuuito tempo.

Se você perceber declínio em sua cultura, prepare imediatamente um novo meio de cultura e replique a colônia, para garantir que não haja interrupção na alimentação dos alevinos.

Para replicar a cultura, siga o procedimento descrito no tópico "Iniciando a Cultura", se valendo de inóculo de qualquer uma de suas outras culturas.

Sucesso!



Banner 448x60